Início Paredão PAZ E…

PAZ E…

8654
0
Trump
Soleimani
Lins
Neves
Furlan
Barufi
Igor
Elvis
Gregorio

PAZ E…

Como todo início de ano, esta coluna chega até a você com o propósito de desejar um excelente 2020, repleto de muita paz, saúde e prosperidade.
Apesar de toda essa boa intenção, parece que o mundo conspira justamente para o contrário: não dá nem tempo de começar a escrever e a gente se vê – novamente – em meio a uma crise monstruosa que pode desestabilizar um pouquinho mais a já tão combalida paz mundial.

MÁRTIR

Não vamos aqui tentar nos aprofundar ou debater quem está correto ou com razão nessa nova empreitada entre Estados Unidos e Irã.
Não dá para concluir aqui, em poucas linhas, se tem razão o presidente norte-americano “Pato” Donald Trump ou se o governo dos aiatolás iranianos, que viram e tentam vingar a morte de seu general de primeira linha, Qassem Soleimani, já transformado em mártir.

MENTE ESTÚPIDA

Não, não dá!
O que dá para saber – e torcer – é para que nenhuma bomba caia por sobre nossas cabeças ou – principalmente – sobre as cabeças das populações que na maioria das vezes não têm culpa nenhuma da estupidez que assola as mentes desses governantes.
Por fim, dá para desejar que as cabeças desses que se julgam donos do mundo se abram para aquilo que todos desejam deles: ações de paz, gerando saúde e prosperidade a todos.
Ufa!

‘BOMBA’ REGIONAL

Aqui pela região, o ano também iniciou com uma “bomba”, mas neste caso uma bomba de tom jornalístico, com os prefeitos de todas as cidades se unindo para divulgar que não haveria – como não há, até agora – reajuste nas tarifas das linhas municipais.

BOA PARA UNS…

Não deixa de ser uma notícia salutar, pelo menos para os usuários que normalmente não aguentam tantas despesas e o reajuste anual dessas passagens, a despeito de que, para as empresas de ônibus, a notícia não seja assim tão alvissareira.

ANO ELEITORAL

Se a notícia é tão boa assim para os bolsos dos cidadãos, há de se considerar primeiramente o seguinte: entramos justamente num ano de eleições municipais e, dos sete prefeitos unidos em torno desse congelamento de preços, cinco são candidatos à reeleição. São eles: Rogério Lins (Pode/Osasco), Marcos Neves (PV/Carapicuíba), Rubens Furlan (PSDB/Barueri), Paulo Barufi (PTB/Jandira) e Igor Soares (Pode/Itapevi).

JÁ DEU AS CARTAS

Dos outros dois que integrariam essa lista, o parnaibano Elvis Cezar (PSDB), atual presidente do Cioeste (que congrega todas essas cidades) não teria razão nenhuma para ser o único voto contrário dos colegas; e o piraporano Gregorio Maglio (MDB), cuja cidade não tem linhas municipais, deu sua grande cartada no final do ano, criando uma linha totalmente gratuita para seus munícipes.
Elvis e Gegorio não poderão candidatar-se à reeleição.

INSINUAÇÃO?

Mas…espera aí!
Você acha que alguém aqui insinua que a medida do não reajuste segue interesses eleitorais ou eleitoreiros?
É claro que sim! Por que mais você acha que isso aconteceria, justamente neste ano?

JUSTIÇA SOCIAL

Ah…certamente alguém irá contra argumentar que adotou tal postura por que se preocupa com a situação do povo; que pensa em demasia na justiça social; que acha que os preços estão muito altos e blá-blá-blá e blá-blá-blá!
Tudo isso, entretanto, não é pensado e não valeria também para outros anos, sejam passados ou ainda por vir?

NO FINAL, PAGA-SE!

Alguém também dirá que não pode fugir dos contratos já firmados com as empresas de ônibus, apesar de terem feito justamente isso neste início de 2020.
Escondem, por exemplo, que mesmo que o usuário não pague a tarifa mais cara, tais prefeituras – justamente para cumprirem os contratos – terão de pagar essa diferença (a título de subsídio) às empresas.
Ou seja: no final das contas, o dinheiro acabará saindo do bolso do contribuinte…

A PARTIR DE AGORA…

Mas deixemos de ser pessimistas e vamos aplaudi-los, né?!
Afinal de contas, dá para antever que, a partir de agora, sempre que forem “obrigados” a aumentar alguma tarifa ou tributo, eles podem novamente se unir e implantar reajuste zero, certo?
Não mais teremos reajustes no IPTU, no ISS, nas tarifas de ônibus, no ITBI (que, aliás, já contrariou tudo e foi reajustado em Osasco neste início de 2020), enfim…acredite nisso quem quiser…

COBRANÇA EM DOBRO

O pior de tudo isso é saber que, com os prefeitos reeleitos ou com outros novos que podem surgir ao final da campanha eleitoral, muito certamente o reajuste que virá no próximo ano será dobrado para compensar a decisão deste início de ano.
Ah…também não pense que seu voto poderá modificar a ordem das coisas, porque no final, todos eles são iguais.