Início Cidades Lins anuncia início das obras de revitalização do Calçadão de Osasco

Lins anuncia início das obras de revitalização do Calçadão de Osasco

3578
0

Rogério Lins reforça expectativa de 2 mil novos empregos com revitalização do Calçadão

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), utilizou suas redes sociais no último final de semana para divulgar que as obras de revitalização do calçadão da rua Antônio Agu, no Centro da cidade, deverão ser iniciadas nos próximos dias.
De acordo com o projeto, 600 metros da via onde funciona um dos maiores polos comerciais do Estado de São Paulo serão cobertos; porém serão mantidos os tradicionais coqueiros que já se espalham pela via. A ideia engloba, inclusive, a abertura de lojas no período noturno, em atividade por 24 horas, ampliando as opções aos moradores da cidade e da região, além de perspectiva de criação de novas vagas de empregos.
O próprio prefeito Lins escreveu: “Nos próximos dias iniciam as obras de cobertura e modernização da região central de Osasco. Serão mais de 2 mil novos empregos com o Calçadão funcionando também no período noturno! A região também terá atividades artísticas, gastronômicas e culturais”, encerrou. Apesar da afirmação, a data para início das obras não foi informada pelo prefeito.

PROJETO PREMIADO

Há praticamente um ano, em 10 de outubro de 2019, a Prefeitura entregava o prêmio ao projeto escolhido através de um concurso promovido entre engenheiros e arquitetos de todo o país, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da cidade (Aeao). Ainda se envolveram na escolha entidades como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindcomércio).
O projeto vencedor, premiado com R$ 20 mil, pertence à equipe da arquiteta Letícia Juliana Pazian e tem colaboração de Marina Vasarini Lopes.
Quando ocorreu a premiação, o prefeito falou de sua expectativa em relação ao projeto, transformando o local num polo “high tech” e englobando ambiente sustentável com iluminação de led, wi-fi e sistemas de energia solar e captação de água da chuva. Ainda de acordo com Lins, serão preservados os locais para atuação dos ambulantes e vendedores de cachorro quente (dogueiros). “Somos o segundo maior centro comercial de São Paulo, atrás apenas da rua 25 de Março (na Capital). Queremos que, além de centro comercial, o Calçadão se transforme em polo turístico e cultural”, dizia o prefeito à época.
A expectativa, anunciada no ano passado, era que toda a execução – inclusive o encerramento da obra – se concretizassem ainda em 2020. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) atrasou tais planos e a Prefeitura não divulgou novo prazo para sua conclusão.

Projeto engloba abertura do comércio no período noturno