Início Política Regional Ex-prefeito de Osasco, Guaçu Piteri, morre aos 86 anos

Ex-prefeito de Osasco, Guaçu Piteri, morre aos 86 anos

1550
0
Guaçu, em uma das visitas ao Página Zero, para divulgar seu livro

Ex-prefeito de Osasco por dois mandatos, faleceu na manhã de domingo, dia 6 de junho, Antônio Guaçu Dinaer Piteri, ou simplesmente Guaçu Piteri, como era conhecido por grande parte da população.
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Sociologia pela Universidade de Cornell (EUA), Guaçu Piteri também foi professor universitário no Centro Universitário Fieo (Unifieo), em Osasco; e chegou até a atuar como escritor, publicando os livros “Sonhar é Preciso – Comunidade e política nos tempos da ditadura” (2008) e “Blog do Guaçu Piteri” (volumes I e II, 2014 e 2016).
Nascido em 6 de abril de 1935 na cidade de Pindorama, no Interior paulista, Guaçu, quando estudante, participou da campanha pela emancipação de Osasco, ocorrida em 1962. Depois disso, já atuando na política, foi eleito o segundo prefeito de Osasco, cujo mandato foi exercido entre 1967 e 1970.
Foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), hoje PMDB, e lutou como partido de oposição nos anos mais apurados da ditadura brasileira, entre as décadas de 1960 e 1970. Virou deputado estadual entre 1971 e 1975, sendo logo em seguida eleito para o mandato de deputado federal. Cumpriu metade do mandato, entre 1975 e 1977, para assumir novo mandato como prefeito entre 1977 e 1982.

A MORTE

Na manhã de domingo, 6, a comunidade osasquense recebeu a notícia de seu falecimento por meio das redes difundidas, principalmente, pelo seu filho, ex-vereador e atual secretário municipal, Claudio Piteri.
De acordo com as notícias colhidas pela imprensa, Guaçu, aos 86 anos de idade, teria perdido a batalha contra um câncer, que o levou à morte às 6 horas do domingo, no Hospital Osvaldo Cruz, na Capital paulista.
Em uma das mensagens nas redes sociais a família lamentou a passagem: “Com pesar, informamos o falecimento do nosso pai, avô e sogro. Foi um exemplo para nós de luta e deixa um legado de dignidade, lealdade e amor ao próximo. Para a família, resta o desafio de seguir seus passos e honrar os princípios que ele sempre defendeu.
Pedimos aos amigos que orem pela alma dele e que ele seja recebido pelo senhor celestial com muita luz. Vá em frente! Você é que brilha”, registrava a nota assinada por Cláudio, Viviane, Gabi, Ana Clara, Laura, Mariana e Sofia.
O velório foi realizado no Teatro Municipal de Osasco e o corpo sepultado no Cemitério Bela Vista, em Osasco.
O jornal Página Zero, que costumava receber a visita constante de Guaçu Piteri em sua Redação, irmana-se com a família e todos os osasquenses para lamentar tal perda, manifestando profundas condolências a todos.