Início Cidades Principal acesso a Carapicuíba está interditado para construção de novo viaduto no...

Principal acesso a Carapicuíba está interditado para construção de novo viaduto no Centro da cidade

657
0
Durante a semana, uma pequena faixa comunicava os motoristas sobre a interdição da via - Foto: Marco Infante/PZ

Na manhã da quarta-feira, dia 15/3, agentes do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Carapicuíba interditaram parte da avenida Desembargador Dr. Eduardo Cunha de Abreu, bem na entrada da cidade para quem vem da região de Osasco. Trata-se de uma das principais vias de acesso para quem se destina a Carapicuíba e a interdição se dá para que se iniciem no local as obras para construção e implantação do até agora chamado Viaduto Carapicuíba.
A obra é de responsabilidade do governo do Estado de São Paulo e é tocada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, com algumas ações que já são desenvolvidas em outra área menos visível à população, na região do antigo lixão e próximo à Lagoa da cidade. Ali estão sendo erguidas fundações para apoiar as pistas do novo viaduto.

PROJETO E EXECUÇÃO

A obra em sua totalidade é algo que se anuncia desde quando ainda Fuad Chucre era o prefeito da cidade, no início dos anos 2000. Fuad faleceu há algumas semanas, no dia 31 de janeiro.
Dentro de um projeto chamado de “Novo Centro” de Carapicuíba, a ideia que o ex-prefeito anunciava era a da construção de uma viaduto que saísse da avenida Desembargador Dr. Eduardo Cunha de Abreu, passando por sobre os trilhos da via férrea e desembocando do outro lado, atrás de onde hoje estão instalados a Etec e o Parque Gabriel Chucre, para que os veículos pudessem acessar o trecho em direção ao bairro do Tamboré, sem a necessidade de chegar mais ao Centro de Carapicuíba. O novo projeto envolvia ainda a construção de novos terminais de ônibus municipais e regional – já construídos -, e a remodelação do sistema viário central, ainda em execução pela atual administração municipal.
A notícia de execução do projeto do viaduto foi data no ano passado pelo ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB). Ele esteve na cidade na dia 26 de junho de 2022, inaugurou o Ceeac do Jardim Planalto e anunciou obras no setor de Habitação e também a autorização do início das obras do viaduto, que faz parte do que o governo do Estado chama de Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo.
No trecho da região central, o Corredor liga o Terminal de Carapicuíba ao Terminal Luiz Bortolosso, no Km 21, em um percurso de 2,2 km, ligando as avenidas dos Autonomistas (em Osasco), Desembargador Dr. Eduardo Cunha de Abreu e Governador Mário Covas. Além do elevado, o projeto também prevê a construção de duas estações de embarque e desembarque para os passageiros das linhas de ônibus.
Naquela época, o governo do Estado informava que o investimento total previsto na obra era de R$ 66,9 milhões e que a previsão de entrega era o final deste ano de 2023.

DESAPROPRIAÇÃO E INTERDIÇÃO

Um mês antes da visita do ex-governador, em maio de 2022, a Prefeitura de Carapicuíba promoveu a desocupação de uma grande parte de moradias estabelecidas na Vila Municipal, para dar lugar às obras do novo viaduto.
De um total de 1.294 famílias que moram no bairro às margens da avenida, 406 delas foram desapropriadas e tiveram suas residências imediatamente demolidas, para liberar uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados necessários para a obra.
A interdição da via, promovida nesta semana, atinge quem vem da região de Osasco ou da Cohab em direção ao Centro de Carapicuíba e começa poucos metros após a grande rotatória existente no Km 21. Para o trânsito local de veículos, o acesso continua sendo autorizado até onde está localizado o Fórum da cidade, na esquina com a rua Videncial Antunes Ribeiro. Se o motorista chegar até ali, ainda pode fazer o retorno e voltar à sua origem. Dali para a frente, o trânsito está impedido.
A principal alternativa de desvio remete à região da Cohab: ao fazer a rotatória, o motorista deve se manter em direção à Cohab e na região do supermercado Atacadão acessar o bairro residencial e fazer os desvios até a avenida Brasil, voltando à avenida Governador Mário Covas e ao Centro da cidade.
Segundo informações colhidas junto aos agentes de trânsito, a interdição deve se manter por um prazo entre 60 e 90 dias.

DESVIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS

Se o desvio ocorre para todos os veículos, estão aí também inseridas as linhas de ônibus que atendem a cidade e região.
Nesta semana, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) divulgou que 30 linhas metropolitanas terão o seu itinerário desviado durante um prazo estimado de 90 dias.
Os desvios serão no sentido Centro de Carapicuíba. Sem alteração até o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso Km 21, seguindo após pela avenida Antonio Faustino dos Santos, avenida Amazonas, avenida Brasil, avenida Des. Dr. Eduardo Cunha de Abreu, prosseguindo sem alteração.
No sentido entre o Centro de Carapicuíba e a cidade de Osasco o percurso das linhas e também dos veículos particulares não terá modificações, com o tráfego fluindo normalmente.

São ao menos 30 linhas metropolitanas de ônibus desviadas pelo bairro da Cohab – Foto: Divulgação/EMTU