Início Cidades Projeto Crescer visa beneficiar famílias parnaibanas com capacitação profissional e emprego

Projeto Crescer visa beneficiar famílias parnaibanas com capacitação profissional e emprego

120
0
Programa entregou certificados para novos cursos de qualificação profissional - Foto: Divulgação/PMSP

Na quinta-feira da semana passada, dia 13 de julho, a Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu a entrega de 387 certificados de 27 cursos de qualificação para os integrantes do Projeto Crescer. O evento ocorreu na Arena de Eventos, com a presença de professores, autoridades municipais e representantes das empresas parceiras do programa que tem a missão de transformar a vida de pessoas que vivem em desigualdade e/ou vulnerabilidade social.
Criado pela Prefeitura local em 2018, o Projeto Crescer já teria atendido a mais de 1.500 famílias – segundo números da própria municipalidade – estimulando a autonomia financeira ao oferecer diversos cursos, como: manicure e pedicure, técnico de vendas, maquiagem, pizzaiolo, panificação, limpeza de edifícios empresariais, jardinagem, logística, libras, gestão e liderança, designer de sobrancelhas, cabeleireiro, barbearia, confeitaria, comidas fit, chocolateria, alongamento de cílios, entre outros.
O projeto é voltado para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades e se baseia no trabalho em rede, por meio de parcerias entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e outras pastas. Os participantes são inseridos, ou em muitos casos reinseridos ao mercado de trabalho por um período de nove meses, podendo ter seu contrato renovado pelo mesmo período e recebem uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, vale-transporte e uma cesta básica mensal para exercerem funções em repartições públicas com uma carga horária de 30 horas semanais.
Além disso, os integrantes passam por palestras, com temas como alta performance, superação de vícios, apresentação pessoal, entre outros, e cursos profissionalizantes em diversas áreas.
Ainda segundo dados da Prefeitura, atualmente o programa beneficia 723 famílias da cidade e pode chegar a atender até 750 munícipes. Para fazer parte do programa é necessário comparecer ao CRAS e NAS mais próximo ou ao Fundo Social de Solidariedade e fazer um cadastro, e, conforme forem abrindo as vagas, os inscritos são chamados.