Início Política Regional Furlan confirma mudança no primeiro escalão ‘para encerrar bem o mandato’

Furlan confirma mudança no primeiro escalão ‘para encerrar bem o mandato’

780
0
Foto: Marco Infante

Rubens Furlan confirma modificações no secretariado e põe Beto Piteri para ‘unificar ações’ da administração na etapa final de governo

Confirmando o que fora antecipado na edição da semana passada deste Página Zero (ed. nº 1619, de 27/10/23), o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSB), formalizou a alteração na “linha de frente” de seu secretariado, com destaque para aquela em que o atual vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) deixa a pasta de Obras e assume novo posto, agora no comando da Secretaria de Governo. Semanas antes o prefeito Furlan já havia antecipado tal intenção na mudança e, na sexta-feira, dia 27 de outubro, ele convocou todo o seu secretariado e também convidou a imprensa da região para o anúncio. Nem bem havia encerrado a reunião com o secretariado, em seu gabinete, e o prefeito Rubens Furlan já recepcionou os integrantes da imprensa, afirmando que ali se faziam as devidas apresentações da mudança que tem, principalmente, o caráter de fazer com que “o Beto [Piteri] ajude a organizar todas as secretarias neste período que passa a ser o de final de mandato, para que possamos encerrá-lo dando o melhor de todos nós para toda a população”, ressaltou o chefe do Executivo.
Mesmo tentando respeitar as limitações da legislação eleitoral, Furlan também já vem anunciando há tempos sobre sua intenção de fazer de Beto Piteri o seu sucessor no comando da Prefeitura, apoiando-o para tanto na eleição de outubro de 2024.

LEGADO

Faltando pouco mais de um ano para o encerramento de seu sexto mandato à frente da Prefeitura de Barueri, dentre os quais os dois últimos com a companhia de Beto Piteri no cargo de vice-prefeito, Rubens Furlan aproveitou para citar diversas obras já realizadas ou ainda em andamento como um “legado” que ele deixa para a população barueriense. Disse que, nos últimos anos, tem feito muitos investimentos em infraestrutura, mas nada que se iguala à sua atenção aos setores de Saúde, Segurança e Educação. “Temos feito um investimento brutal nesses setores, pois se tratam dos três pilares da administração, sem os quais não se pode andar em nada na administração pública. Ou seja, somente fornecendo amplas condições de saúde, segurança e educação à população é que podemos pensar em todas as outras áreas da administração”, reforçou Furlan.
Citou como exemplo as obras do novo e futuro Hospital Regional; de 5 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); um maternal, duas escolas e uma Emef; o futuro Lar do Idoso; além dos piscinões da Vila Márcia e do Silveira, assim como as obras no Tamboré para combater as enchentes.
POLÍTICA ELEITORAL

Furlan também cutucou opositores à sua administração que, segundo ele, chegam nessa época apenas para fazer discursos. Tenho um legado de seis mandatos e uma lista enorme de obras que beneficiaram e beneficiam a cidade e a população. A oposição, agora, fica buscando um discurso sobre isso ou aquilo, tentando achar coisas ruins. Isso é próprio de quem já passou por aqui e não tem o que falar sobre o que ‘não fez’ pela cidade. Ou seja: tenta ficar apenas atacando aqueles que têm uma lista muito grande de obras e feitos”, disse o prefeito que ainda completou: “Existem obras mal feitas de ex-prefeitos que estou tentando corrigir por aqui, dando prejuízo aos cofres públicos; além disso, estou também pagando empréstimos daqueles que aqui estiveram e fizeram dívidas em nome da cidade. Essas pessoas não têm obras ou qualquer coisa positiva para mostrar ao povo de Barueri”, finalizou.

BETO: NOVA MUDANÇA?

Sobre a mudança da Secretaria de Obras para a de Governo, o atual vice-prefeito Beto Piteri comentou: “Em qualquer posto, continuamos juntos vendo tudo o que é necessário para a cidade. Em Obras, cumpri meu papel nesse sentido; e no Governo, unificando as ações de todas as secretarias, vamos procurar uma nova sintonia nesse desfecho de governo; porém mantendo o mesmo ritmo no atendimento à população”.
Visando a possível candidatura a prefeito em 2024, Beto terá pela frente uma decisão a tomar sobre a possível ou não mudança de partido. Ele é filiado atualmente ao PSDB, enquanto seu líder Rubens Furlan é do PSB. Questionado sobre uma eventual mudança, Beto começou a responder a um integrante da imprensa e, mesmo antes de chegar ao final da resposta, foi interrompido pelo prefeito: “O Beto deve vir para o PSB, assim é o meu desejo”, disse Furlan.
No lugar de Beto Piteri, na Secretaria de Obras, assume o posto Renê Aparecido da Silva.

Furlan (à esq.) reuniu-se com seu secretariado e a imprensa da região para apresentar, dentre outras coisas, a ida de Beto Piteri (à dir.) para a Secretaria de Governo – Foto: Marco Infante