Início Política Regional Emidio esclarece proposta de congelamento do IPTU incluída em seu plano de...

Emidio esclarece proposta de congelamento do IPTU incluída em seu plano de governo

1259
0
Ao lado de Zélia Lucas, Emidio resumiu propostas (Foto: Marco Infante)

A imprensa regional, de forma geral, divulgou na semana passada material emitido pela campanha do candidato à Prefeitura de Osasco pelo PT, Emidio de Souza, que resumia pontos de seu recém elaborado plano de governo, em caso de vitória na eleição de 15 de novembro. O jornal Página Zero foi um dos veículos a divulgar tal material (ed. nº 1469, de 30/10/20), tratando como destaque uma das propostas de Emidio, de congelar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos próximos quatro anos.
Parte dos leitores do jornal, inclusive nas redes sociais, questionou a proposta, já que Emidio não havia adotado a mesma postura quando fora prefeito de Osasco por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012.
Nesta semana, o candidato reuniu parte da imprensa para retomar temas apresentados em seu plano de governo, numa entrevista concedida na manhã de terça-feira, 3/11.
Emidio iniciou o encontro apresentando oficialmente sua candidata a vice-prefeita, professora Zélia Lucas (PT), que entrou na corrida após o período normal das convenções partidárias. Disse que, pela forma de atuação e de vida da candidata, “ela não será uma vice-prefeita decorativa”.

‘CIDADE RICA’

Ao resumir as principais propostas de seu plano de governo, o candidato disse que sua elaboração procura dar conta dos desafios, principalmente no que diz respeito ao cenário pós-pandemia: “temos de ampliar o sistema de proteção social, com geração de empregos, transferência de renda e atenção à inserção de jovens no mercado de trabalho, assim como especial atenção aos idosos”, disse.
Apoiado nessa premissa, Emidio de imediato tocou na proposta de congelamento do IPTU: “Quando assumi a Prefeitura, Osasco vinha de uma grande decadência econômica. A cidade dependia muito desse imposto. Com o passar dos anos e as medidas adotadas por nossa administração, cresceu sobremaneira a arrecadação do ISS e do ICMS, por exemplo. Por isso, por uma medida de justiça tributária, temos hoje como minimizar os impactos financeiros ao bolso do trabalhador, congelando o IPTU pelos próximos quatro anos”. E completou: “Osasco não vive atualmente nenhum problema financeiro; é uma cidade rica e, como tal, deve oferecer serviços com qualidade à população”.

ESTAMPADO NA TESTA’

Emidio também ressaltou sua preocupação com a área da Saúde, notadamente em relação à terceirização de postos de atendimento à população. “Quando assumir, meu primeiro ato será o de rever o processo de terceirização existente na cidade”, enfatizou.
Sobre o andamento de sua campanha eleitoral, o jornal Página Zero questionou o candidato sobre a ausência da sigla PT (de Partido dos Trabalhadores) em seus principais materiais de divulgação e se isso não poderia significar uma forma de se desligar da imagem do partido e os recentes movimentos “antipetismo” difundidos pelo país. Emidio disse que, apesar disso, o número 13 está estampado em seu material, a estrela e a cor vermelha, todas características históricas do PT. E referendou: “Tenho orgulho de pertencer ao PT e não existe no Brasil um partido como o nosso com a capacidade de mudar a vida das pessoas. O PT está estampado na minha testa”, concluiu.