Início Cidades Emef no Jardim Silveira foi reconstruída e passa a contar com 30...

Emef no Jardim Silveira foi reconstruída e passa a contar com 30 salas de aula

1271
0
A Prefeitura demoliu o antigo prédio para construção da nova unidade - Foto: Júnior Holanda/Secom

A Prefeitura de Barueri informou nesta semana que, após quase três anos de obras, encerrou o processo de reconstrução da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) José Leandro Barros Pimentel, localizada no Jardim Silveira. Localizada na avenida Alziro Soares com a rua José Justino Martins, a antiga unidade foi demolida e totalmente refeita com o objetivo de adequar todo o espaço para atender da melhor forma a demanda da região.
Por tratar-se de um prédio muito antigo, não possibilitando a ampliação dos espaços necessários ao novo modelo pretendido, a administração municipal optou pela demolição para que, no mesmo terreno, se construísse uma escola nova, verticalizando os espaços de forma a contemplar um número maior de salas de aula e demais ambientes solicitados pela Secretaria de Educação. Em avaliação inicial, a Secretaria aponta que a nova escola permitirá a construção diária de um projeto pedagógico mais moderno e dinâmico, onde professores e alunos utilizarão espaços adequados para suas experiências. Reorganizar o espaço escolar com salas e laboratórios, dimensionados para a demanda prevista, pretende garantir que todas as disciplinas possam usufruir de ambientes apropriados.
A nova Emef conta, agora, com 30 salas de aulas, salas multiuso, de informática, de leitura, de recursos, laboratório de ciências, auditório, quadra coberta, vestiários, solário, vivência, cozinha e refeitório, grêmio, administração, estacionamento para funcionários, embarque e desembarque de alunos, acessibilidade (rampas e elevadores), energia solar e água de reuso. O terreno tem 5.341,00 m², com área construída de 7.378,00 m², distribuídos em três pavimentos.
Ainda com aulas presenciais suspensas em razão da necessidade de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, a expectativa é que as novas instalações da Emef sejam utilizadas pelos alunos da rede assim que o reencontro entre professores e alunos seja autorizado pelas autoridades municipais e estaduais.