Início Cidades Coleta de lixo em Barueri começa a ser feita em sistema mecanizado

Coleta de lixo em Barueri começa a ser feita em sistema mecanizado

974
0
Foto: Ricardo Santos/Secom

Barueri substitui coleta de lixo em sacos por contêineres mecanizados

A Prefeitura de Barueri iniciou no último mês de dezembro, na região central da cidade, um novo e mais moderno sistema de coleta mecanizada de lixo, feito por meio de contêineres.
O novo sistema deve contribuir para que não haja acúmulo de sacos de lixo em frente às residências à espera da passagem do caminhão de coleta. Isso porque, segundo a administração municipal, haverá contentores de lixo nas ruas a cada 75 metros em bairros com densidade populacional maior, e a cada 100 metros em bairros menos populosos.
A coleta manual, como vem sendo feita atualmente, continuará até que o novo sistema seja implementado por completo em toda a cidade. Hoje a coleta é realizada três vezes por semana.
De acordo com a Secretaria de Serviços Municipais (SSM), os contêineres são fabricados em Polietileno de Média ou Alta Densidade (PEAD), com capacidade de mil litros cada um, preparados para acondicionar o lixo orgânico a qualquer hora do dia ou da noite.
A previsão da SSM e da empresa contratada para o serviço é disponibilizar à população cerca de 4.500 contêineres. Todos os contentores são monitorados com um chip rastreador, o que possibilita sua localização exata de maneira remota.

PROCEDIMENTO

Segundo a Secretaria, dependendo das condições locais, os coletores ou os próprios moradores levam o lixo até os contêineres. Três vezes por semana, caminhões especialmente equipados recolherão o conteúdo de forma mecanizada, e a cada 30 dias haverá higienização dos contêineres. Objetivo é que a coleta seja realizada sem o contato humano, por meio do caminhão compactador – veículo que eleva, através de braços mecânicos, o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento. Depois, o contêiner é recolocado no lugar ficando à disposição da população.

CONTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

Para que a coleta seja bem realizada, a SSM orienta a população a não depositar no contêiner entulhos, pneus, aparas de jardinagem, móveis velhos e lixo eletrônico. Orienta-se também para que os moradores não mudem os contentores de local e sempre fechem a tampa do equipamento após o descarte do lixo.
De acordo com a Secretaria, os contêineres são lavados frequentemente por outro caminhão que se encarrega de realizar a higienização completa, eliminando sujeira, germes e resíduos. Toda a limpeza é feita com água e com a pulverização de enzimas vivas, um produto natural e biodegradável que desmancha as gorduras, glicoses e carboidratos. Dessa forma, não se acumulam os resíduos que geram o mau cheiro. A água utilizada também é tratada e reaproveitada para novo uso.

Os caminhões recolherão os contêineres abastecidos de lixo pelos próprios moradores – Foto: Ricardo Santos/Secom